quarta-feira, 7 de abril de 2010

7 DE ABRIL, DIA DO JORNALISTA!

O Dia Nacional do Jornalista é comemorado na mesma data de fundação da Associação Brasileira de Imprensa – ABI que em 1908, no Rio de Janeiro (RJ), foi criada dando maior visibilidade aos profissionais de imprensa.

Com a criação da ABI, os jornalistas tomaram um forte impulso na luta pela conquista da dignidade da profissão. Novos marcos vieram com os avanços na regulamentação da profissão, com as primeiras leis e decretos nas décadas de 1930 e 1940 e, finalmente, com o Decreto 972, de 1969, que estabeleceu a necessidade da formação universitária específica para o exercício do jornalismo na maioria das funções jornalísticas, que hoje encontra-se sob ameaça e em debate na justiça brasileira.

Os avanços conseguidos posteriormente, também foram fundamentais. Entre eles, a criação dos Sindicatos (o de São Paulo surgiu no dia 15 de abril de 1937), a criação da FENAJ em 1946 e a conquista do piso salarial, resultado da greve vitoriosa de 1961.

Porém, neste ano, não há muito o que comemorar principalmente por aqueles que viram o Superior Tribunal Federal, amassar e jogar na lata do lixo, não o papel do diploma, mas toda uma história de lutas que os jornalistas brasileiros travaram neste país, por dignidade e respeito a profissão e liberdade de expressão.

Mas, enquanto jornalista POR FORMAÇÃO, parabenizo todos os colegas de profissão, que amam o jornalismo, tanto quanto eu. Não somos mais regulamentados, mas nem por isso, abaixamos a cabeça. Nem ontem, nem hoje nem nunca. 

Nenhum comentário: