sexta-feira, 9 de outubro de 2009

OUTUBRO É O MÊS DE ALERTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA

ENTREVISTA COM A PRINCIPAL PESQUISADORA DA MAYO CLINIC



Edith Pérez, uma porto-riquenha radicada nos EUA, é a responsável pela coordenação das pesquisas sobre câncer de mama na Clínica Mayo em Jacksonville, Flórida. Ela é Presidente do Comitê da Mama do North Central Câncer Treatment Group, e divide seu tempo entre os estudos das alterações genéticas que levam ao aparecimento do tumor e a busca por tratamentos mais efetivos. Aqui, entrevista especial sobre a doença, que é o câncer responsável pelo maior número de mortes entre mulheres nos EUA e Brasil:

Pergunta: Pensando nas milhares de mulheres que sofrem com essa doença e em suas famílias, que coisas, em todos esses anos de pesquisa, de vivência com suas pacientes e com especialistas de todo o mundo, compartilharia com elas?

Edith Perez: Existem muitos avanços que foram levados a cabo nos últimos anos, incluindo a identificação das maneiras de reduzir o risco de câncer de mama (como a manutenção de um peso saudável, evitar o abuso crônico do álcool, exercício regular), os aperfeiçoamentos do diagnóstico e dos tratamentos. Isto é, de uma forma geral, a taxa de sobrevivência a essa doença aumentou, embora ainda haja trabalho a ser realizado.

Pergunta: Na melhor das hipóteses, neste momento, muitas mulheres estão vivendo suas próprias maratonas, em uma sociedade que não tem ajudado muito a propagar o conceito de que o câncer já não é sinônimo de morte. Que conselho ou mensagem poderia dar a elas, suas famílias e à sociedade?

Edith Perez: As coisas estão melhorando continuamente, o que mantém alta a nossa esperança. Precisamos todos nos envolver na educação, em participação em discussões, na oferta de bom atendimento médico e nas pesquisas.

Pergunta: E o que pode ser feito para estimular novas pesquisas, em sua opinião?

Edith Perez: A pesquisa está se focando na identificação das diferenças entre as células dos tumores e as células normais, o que pode permitir aos médicos tomar melhores decisões sobre quem necessita de tratamento médico e que tipos de tratamento podem ser os melhores para cada pessoa.

Pergunta: E quanto à prevenção? Além da mamografia e da ecotomografia, há novidades sobre as quais as mulheres deveriam ter conhecimento? Seria preciso convencer as mulheres afazerem a primeira mamografia em uma idade mais tenra do que a estabelecida hoje, devido ao aumento do câncer de mama entre mulheres cada vez mais jovens?

Edith Perez: A idade apropriada para a maioria das mulheres iniciar o controle do câncer de mama através de mamografias rotineiras continua sendo de 40 anos. Para alguns grupos de alto risco (de desenvolver a doença), outras modalidades de exames, como o MRI (imagens de ressonância magnética) são recomendáveis. O ultra-som não é um bom teste de controle, se utilizado isoladamente, porém pode ser usado em conjunto com a mamografia em algumas pacientes.

Sobre a Mayo Clinic

A Clínica Mayo é o primeiro e maior centro de medicina integrada do mundo. Médicos de todas as especialidades trabalham juntos no atendimento aos pacientes, unidos por um sistema e por uma filosofia comum, de que "as necessidades dos pacientes vêm em primeiro lugar". Mais de 3.300 médicos, cientistas e pesquisadores, além de 46.000 profissionais de saúde de apoio, trabalham na Clínica Mayo, que tem unidades em Rochester (Minnesota), Jacksonville (Flórida) e Scottsdale/ Phoenix (Arizona). Juntas, as três unidades tratam mais de meio milhão de pessoas por ano.

Para mais notícias sobre a Clínica Mayo, visite o site.

Pauta: SPMJ Comunicação

Nenhum comentário: