segunda-feira, 29 de setembro de 2008

O ABACAXI

Jorge, executivo de uma grande empresa, é um trabalhador sério, honesto e dedicado, com quase vinte anos de casa.

Um belo dia, ele vai ao presidente da empresa e faz uma reclamação: "Tenho trabalhado durante todo esse tempo com muita dedicação, mas agora me sinto injustiçado. Pedro, que está conosco há somente três anos, já está ganhando mais do que eu".

O patrão finge não ter ouvido e, cumprimentando-o, diz: "Foi bom você ter vindo. Tenho um problema para resolver e você pode me ajudar. Estou querendo dar ao nosso pessoal uma sobremesa após o almoço de hoje. Na esquina há uma barraca de frutas. Vá até lá e veja se tem abacaxi".

Jorge, sem entender nada, saí da sala e vai cumprir a tarefa. Em cinco minutos está de volta.

"Como é? pergunta o patrão.

"Verifique como o senhor mandou, e a barraca tem abacaxi" diz Jorge.

"E quanto custa cada um?".

"Isso eu não perguntei, não!"

"Eles têm quantidade suficiente para atender a todos os empregados?"

"Não sei..."

"Muito bem, Jorge, sente-se naquela cadeira e aguarde um pouco", diz o patrão, pegando o telefone e chamando Pedro a sua sala.

Quando ele entra, o patrão vai logo pedindo "Pedro, estou querendo dar ao nosso pessoal uma sobremesa após o almoço de hoje. Na esquina há uma barraca de frutas. Vá até lá e veja se tem abacaxi".

Em oito minutos ele já está de volta.

"E então Pedro?", pergunta o patrão.

Tem abacaxi, sim. "A quantidade é suficiente para todo o pessoal e, se o senhor quiser, ele tem laranja e banana."

"E o preço?.

"Bom, eles estão vendendo o abacaxi a R$ 1,00 o quilo, a banana a R$ 1,00 a dúzia e a laranja a R$ 20,00 o cento, já descascada. Mas, como eu disse que a quantidade era grande, eles me deram um desconto de 20%. Deixei reservado o abacaxi caso o senhor resolva compra-lo."

Agradecendo as informações, o patrão dispensa Pedro e volta-se para Jorge, sentado a seu lado.

"Acho que você perguntou alguma coisa quando entrou em minha sala. O que era mesmo?"

"Nada sério não, patrão...".

Jorge que imaginava que o seu problema era o fato de a empresa não lhe dar o devido valor, pode ter, após esse episódio, uma pista de que o seu verdadeiro problema era ter se acomodado em sua posição. O sucesso de início da carreira e os elogios a seu trabalho criaram nele a ilusão de que poderia dormir sobre os louros da vitória.

Agora ele terá a oportunidade de repensar sua atitude diante dos desafios. Isso não significa obrigatoriamente que vai aproveitar a lição para mudar. Na verdade, ele pode tomar dois caminhos: mudar sua forma de atuação ou ignorar os sinais de sua acomodação, brigar com o chefe ou com o Pedro e acordar apenas quando o chefe vier a demiti-lo depois de tantos anos na empresa.

Pense nisso:

"A única maneira de aproveitar uma dificuldade para crescer é analisar os avisos que esses problemas estão nos enviando e usa-los para fazer uma reformulação completa em nossa vida".

Nenhum comentário: