
''É preciso estar sempre atenta ao corpo''
Após recuperação de uma cirurgia no seio, realizada na semana passada, a jornalista esclarece tudo o que lhe aconteceu nos últimos 15 dias -da descoberta de uma secreção à operação -e alerta às mulheres sobre a importância de se cuidar
Por Aline Salcedo
Depois de cerca de uma hora e meia de cirurgia, a editora-executiva e apresentadora do Jornal Nacional, Fátima Bernardes, 45 anos, respirou aliviada. Foram 15 dias de preocupação, decorrentes de uma pequena mancha no sutiã, provocada por um líquido transparente, que ela percebeu na noite de terça-feira (20 de maio), pouco antes de dormir. A constatação casual no seio esquerdo levou Fátima a ligar imediatamente para sua ginecologista. ''Sempre faço o auto-exame, todo mês'', disse ela a Contigo!. Mesmo com os cuidados de Fátima e um exame inicial da ginecologista no dia seguinte, a especialista lhe sugeriu uma ultra-sonografia. A médica avaliou que aquele tipo de secreção poderia ser absolutamente inofensivo, mas também poderia ser um sinal de tumor. Um mastologista solicitou vários exames, como o de sangue e o de ressonância magnética e, por fim, diagnosticou a necessidade de uma cirurgia para a retirada de dutos mamários, que haviam dilatado e poderiam causar complicações futuras. A cirurgia foi realizada na quarta-feira (4) e correu tudo conforme o planejado.
Precaução
''Foi um susto. Não tive câncer e, se não tivesse feito isso agora, mesmo assim, a doença não evoluiria para um tumor'', explicou Fátima, no domingo (8), quatro dias depois da cirurgia. Na quinta-feira (5) à noite, após exames patológicos dos dutos mamários, se confirmou que era um problema benigno -houve uma multiplicação de células nos dutos, mas as chamadas células ''típicas'', sem anomalia. ''Só quis operar de uma vez por uma questão de conveniência e oportunidade. Gosto de resolver tudo logo, bem rápido'', afirmou a jornalista, que também foi assistida por um cirurgião plástico que cuidou para que não houvesse seqüelas estéticas.
''É preciso ficar atenta''
Fátima está em repouso e passou o fim de semana em sua casa na serra fluminense com toda a família, o marido, William Bonner, 44, e os trigêmeos Laura, Beatriz e Vinícius, 10. ''Estou bem e quero dividir toda essa informação, que é a única coisa que posso fazer pelas mulheres. É preciso estar sempre atenta a seu corpo'', disse Fátima, que voltou para casa no mesmo dia da cirurgia com um curativo. Entre os cuidados que ela tem de manter no período pós-operatório está o de evitar movimentos laterais com o braço esquerdo, local da retirada dos dutos. A cirurgia não vai impedir Fátima de amamentar novamente, embora a decisão por mais filhos esteja fora dos planos. ''Depois que vieram os três, nunca mais pensamos no assunto'', contou.
Conselhos
A apresentadora cumpria religiosamente seus exames periódicos e aconselha, depois do que passou, toda mulher a investigar qualquer secreção expelida pela mama, clara ou não, com sangue ou não, pequena ou grande. Fátima está se sentindo muito bem e disposta, além de feliz da vida com a recuperação. Depois do susto e da cirurgia, a apresentadora deve voltar à bancada do Jornal Nacional nesta próxima segunda-feira (16).
Sumário da edição 1708
''É preciso estar sempre atenta ao corpo''
Um alerta médico
Sumário da edição 1708
''É preciso estar sempre atenta ao corpo''
Um alerta médico
Nenhum comentário:
Postar um comentário