sexta-feira, 22 de maio de 2009

OS PADRINHOS DO BATISMO

Para que servem os padrinhos de Batismo?

Desde o nascimento cada um de nós precisa da ajuda de outras pessoas para viver. A famosa frase: "Nenhum homem é uma ilha" expressa bem essa realidade. O simples pãozinho que comemos de manhã é fruto do trabalho de milhares de pessoas, a começar daquela que plantou o trigo, até chegar ao balcão da padaria. Na vida da Igreja as coisas não são diferentes.

Vivemos num Tempo em que não se faz nada de graça. No meio dessa realidade, nós, cristãos, somos chamados a dar testemunho do serviço ao outro, não por interesse, mas por amor. A vida comunitária, a solidariedade, a fraternidade, a atenção e o amor são os grandes sinais da vida cristã.

Os padrinhos de batismo são pessoas que se comprometem a apoiar o(a) afilhado(a) na vida cristã. São aqueles que acompanham a criança no seu crescimento na fé.
Padrinho e madrinha significam paizinho e mãezinha. Eles ajudam os pais na educação religiosa do filho ou filha. É por isso que costumamos dizer compadre e comadre. O compadre quer dizer aquele que está com o pai, comadre, aquela que está com a mãe.
Hoje, como andam os nossos padrinhos? Estão sendo escolhidos pelo testemunho de fé ou com segundas intenções?

Quando compreendemos o sentido dos padrinhos na vida das crianças batizadas, passamos a dar-lhes mais importância. Com certeza, escolher pessoas amigas é o ideal, mas precisam ser amigos que tenham condições de ajudar o afilhado ou afilhada a crescer firme na fé e na vivência do Evangelho.

Não se pedem pessoas perfeitas, mas ao menos pessoas que tenham maturidade e se esforcem por viver com fidelidade o cristianismo. Ninguém dá ao outro aquilo que não tem.
Padrinhos responsáveis terão para oferecer as seus afilhados, mais do que presentes, um testemunho de fé para toda a vida.

Fonte: Eduardo Rodrigues da Silva (Equipe do ECOando)

Nenhum comentário: