quinta-feira, 18 de setembro de 2008

BOCA SAUDÁVEL!!!


Higiene bucal merece atenção redobrada na gravidez

da Folha de S.Paulo
Os cuidados com os dentes são ainda mais importantes na gestação.

Higiene bucalComo a mulher come mais na gravidez e as modificações no organismo deixam a boca mais ácida e os dentes com menos cálcio, é necessário muito cuidado com a higiene dentária
RiscosAlém de problemas para a saúde da mulher, há cada vez mais evidências sugerindo uma uma relação entre as doenças gengivais e o nascimento de prematuros.

Tratamento

A gestante pode receber tratamento em qualquer fase da gravidez, mas o segundo trimestre é o melhor período. No primeiro, o bebê está se formando e deve-se evitar o uso de medicamentos, e, no terceiro, qualquer complicação pode acelerar o parto.

Exceções

Em casos de urgência (dor decorrente de abcessos agudos, fraturas dentais, pulite, inflamações etc.) o tratamento deve ser feito independentemente do período da gravidez .

Posição

Na gravidez avançada, a mulher não deve ficar deitada, pois o útero pode comprimir a veia cava e reduzir a pressão arterial. Ela deve ficar inclinada (semi-sentada) sobre o lado esquerdo do corpo .

Rapidez

Consultas demoradas podem causar estresse e cansaço na paciente. Devem ser evitadas. Se a grávida tiver histórico de medo, a consulta deve durar no máximo meia hora.


Fontes: "Maternal Fetal and Neo-Natal Medicine", Associação Brasileira de Odontologia e Eduardo Cordioli, obstetra

Nenhum comentário: