quarta-feira, 27 de agosto de 2008

A MATEMÁTICA EXPLICA?

Usain Bolt está 22 anos à frente de seu tempo

Método matemático previa tempo de 9s69 apenas para o ano de 2030




O jamaicano Usain Bolt surpreendeu o mundo ao quebrar o recorde mundial dos 100m rasos, nos Jogos Olímpicos de Pequim, mesmo desacelerando nos últimos metros. Os espanto também atingiu uma série de matemáticos, que haviam previsto que a marca 9s69, alcançada por Bolt, seria estabelecida apenas em 2030.


O modelo matemático, que foi apresentado pela revista "Wired", tinha sido capaz de prever com precisão, até Bolt, os recentes progressos dos velocistas. De acordo com o estudo, o tempo limite para o ser humano na prova é de 9s45.


- Com esses novos dados, o tempo previsto para os 100 metros provavelmente estará destinado a se reduzir ainda mais - disse Reza Noubary, matemático da Bloomsberg University da Pensilvânia.


O resultado obtido por Bolt não foi uma surpresa para todos. Um estudo de Jonas Mureika, físico da Loyola Marymount University de Los Angeles, havia previsto um tempo semelhante para este ano. No entanto, por considerar a marca pouco provávell, o estudioso decidiu não publicar seu trabalho.


- O recorde na época era de 9s79 e o modelo previa esses tempos malucos, que diminuiriam para 9s6 em 2009. Eu pensei que aquilo era fora da realidade, o progresso não seria tão rápido. Todo dia que eu penso nisso, eu me chuto. Esse é o meu castigo por duvidar dos números - lamentou Mureka.


Em Pequim, Bolt se transformou no principal nome do atletismo ao conquistar três medalhas de ouro, nos 100m rasos, 200m e 4x100m, todos com recordes mundiais.

Nenhum comentário: