quarta-feira, 27 de agosto de 2008

P.Q.PARIUUUUUUUUUU...

Anna Sawka, apaixonada por carros...

A GM acaba de lançar a versão brasileira do utilitário esportivo Captiva. Importado do México, o modelo terá apenas uma opção de acabamento, chamada de Sport, com tração dianteira, e uma versão com tração nas quatro rodas. Hoje o segmento de utilitários luxuosos (na faixa dos R$ 90.000 a R$ 130.000) concentra marcas asiáticas, mas esse quatro vai mudar. O Captiva Sport marca a estréia de uma grande montadora neste filão, que está em plena ascensão no país.

Para enfrentar a concorrência, a empresa apostou na quantidade de equipamentos e no preço competitivo. Por R$ 92.990, o valor é inferior ao do Hyundai Tucson GLS, campeão de vendas da categoria. O preço só perde para o Tucson GL, que parte de R$ 86.500, mas a versão mais barata do coreano não tem nem freios ABS. A novidade da Chevrolet vem de série com freios antitravamento, controle de estabilidade e de tração.

O motor 3.6 V6 que equipa o jipão está entre os mais potentes da categoria. São 261 cavalos a 6.500 rpm e torque de 32,9 kgfm a 2.100 rpm. Trata-se do mesmo propulsor já utilizado no sedã Omega (importado da Austrália). Outro destaque é a transmissão seqüencial de seis marchas. Seu maior diferencial é o funcionamento das trocas de marcha no modo manual. Quando o limite de giro do motor é atingido ocorre o corte da ignição em vez da mudança automática de marcha – o mesmo comportamento adotado nas caixas automatizadas. Nos modelos da concorrência, quando a rotação do propulsor atinge seu ciclo mais alto, a transmissão aumenta automaticamente a marcha utilizada.

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